A 3ª SBC que começou na terça-feira, 6, e prossegue até domingo, 11, em Itaici contou, hoje, 9 de outubro, com a presença do prefeito da Congregação para o Clero, o cardeal brasileiro Cláudio Hummes que, além de presidir a missa, fez uma conferência sobre o seguimento de Jesus, informou  a nota publicada pela CNBB.

O cardeal insistiu em que a catequese deve tornar as pessoas discípulas e missionárias de Jesus Cristo. “Ser discípulo e missionário faz parte da nossa substancia de cristãos”, afirmou o Cardeal brasileiro. Para o purpurado, a evangelização vem antes que a catequese, mas ambas se complementam. “Hoje não é possível mais separar evangelização e catequese. A catequese também tem que fazer evangelização, dar o primeiro anúncio. Deve levar os catequizandos a fazerem o encontro pessoal com Jesus Cristo”, acentuou.

O Cardeal Prefeito assinalou também alguns desafios para a catequese. Ele questionou sobre os conteúdos oferecidos na catequese e chamou a atenção para o uso do Catecismo da Igreja Católica.
Outro desafio apontado pelo prefeito da Congregação para o Clero foi exatamente em relação aos sacerdotes. “A relação dos párocos com a catequese precisa ser sempre trabalhada”, acrescentou.

Finalmente Dom Claudio encerrou sua conferência com um grande elogio aos presentes:
“Vocês [catequistas] são grandes instrumentos do serviço que a Igreja presta ao mundo”, disse. Em seguida, o Cardeal se reuniu com os bispos participantes da 3ª SBC.

Segundo a web da CNBB, vários assessores estarão aprofundando no dia de hoje no tema do discipulado e do seguimento de Jesus. Ao final do evento, uma carta será aprovada e enviada às comunidades cristãs.