A oportuna decisão de uma religiosa australiana permitiu que 320 crianças e adolescentes salvassem suas vidas ante o devastador tsunami que devastou Samoa alguns dias atrás.

A religiosa salesiana Doris Barbero é a encarregada da escola primária São José na aldeia de Leava, localizada ao sudoeste de Samoa Ocidental. O terremoto da semana passada os surpreendeu durante as aulas.

Junto à sua equipe de religiosas e leigos, a irmã Doris sabia que tinha pouco tempo para reunir os alunos, de idades entre 4 e 15 anos, e levá-los às montanhas para salvá-los do eventual tsunami.

A religiosa sustenta que sua primeira reação foi de alívio ao ver que todos tinham sobrevivido ao terremoto e que sua escola –ajudada pela Catholic Mission in Australia– não sofreu danos.

Entretanto, a calma terminou quando se escutou a advertência de tsunami.

"Sabíamos que tínhamos muito pouco tempo", declarou a religiosa à Catholic Communications da Austrália em uma ligação Telefônica.

Subindo às montanhas, nem a religiosa nem sua equipe tinham certeza da distância que deveriam subir que todos estivessem a salvo.

O grupo se refugiou nas alturas até o dia seguinte e conseguiu escapar do tsunami, entretanto muitos ainda desconhecem o paradeiro de seus familiares que permaneceram na parte baixa da ilha.

A irmã Doris se propôs arrecadar recursos para construir um refúgio nas montanhas para estar preparados ante outro eventual tsunami.