O Presidente do Conselho das Conferências Episcopais da Europa, Cardeal Peter Erdö, destacou que embora em muitas ocasiões a voz da Igreja não apareça "nas primeiras páginas dos grandes meios de comunicação", esta sempre é "mais forte que qualquer outro ruído, mentira, propaganda ou manipulação".  

Em sua intervenção no Sínodo dos Bispos da África, o também Arcebispo de Esztergom-Budapest (Hungria) ressaltou que "Cristo é a luz do mundo. Ele ilumina também as trevas da história humana, e nenhuma escuridão, nenhum ódio, nenhum mal podem vencê-lo. Nele está nossa esperança".

Seguidamente sublinhou que "embora a voz da Igreja e o testemunho de cada um dos cristãos pareçam débeis, embora essa voz não apareça com freqüência nas primeiras páginas dos grandes meios de comunicação, esta voz sutil é mais forte que qualquer outro ruído, mentira, propaganda ou manipulação. Somos testemunhas da força dos mártires".

"Nós, católicos da Europa –prosseguiu– aprendemos da nossa história a seguir com atenção também o destino dos cristãos africanos, e aprendemos também a apreciar sua fidelidade, seu testemunho e aos mártires africanos que entregam sua vida –ano após ano em números preocupantes– por Cristo e por sua Igreja, e também por nós".

"A Igreja na África mereceu nosso agradecimento e nossa profunda estima", concluiu.