O arcebispo de Aparecida (SP) e presidente do Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM), Dom Raymundo Damasceno Assis, está no Vaticano participando da 2ª Assembléia Especial do Sínodo dos Bispos para a África, que acontece entre os dias 4 e 25 de outubro, informou a CNBB.

Em sua intervenção no Sínodo, Dom Damasceno “compartilhou a caminhada da Igreja na América Latina e manifestou sua alegria em participar do encontro. Ele destacou o papel fundamental do Sínodo para a Igreja. “Aqui estamos não só para manifestar nossa fraternidade com a Igreja na África, mas também para aprender, pois temos a certeza de que as conclusões desta segunda Assembléia especial ajudarão também a Igreja na América Latina na missão de reconciliação e na busca de justiça e paz”.

O Arcebispo brasileiro também destacou as diferenças e semelhanças entre as igrejas da África e da América Latina. “É importante saber que temos na América Latina uma população de origem africana mais numerosa do que a população de nossos próprios povos originários, os indígenas”, disse. “Também nos une, na cruz, o fato de que em ambos os continentes temos um alto índice de nossa população vivendo em situação de pobreza, e necessitada de bens e serviços para a sobrevivência básica”, concluiu o prelado.

Dom Raymundo Damasceno Assis junto com Dom Benedito Beni dos Santos, Bispo de Lorena (SP), foram designados pelo Papa Bento XVI como Membros de nomeação pontifícia para a Assembléia Especial para a África do Sínodo dos Bispos no dia 23 de setembro deste ano.