O Papa Bento XVI premiou a fundadora do canal católico EWTN, a Madre Angélica, e ao diácono Bill Steltemeier, também deste mesmo canal, com a Cruz de Honra. Esta medalha, conhecida oficialmente como "Pro Ecclesia et Pontifice" é a mais alta honra que o Santo Padre pode outorgar a leigos e religiosos.

Em uma breve cerimônia realizada no domingo, o Bispo de Birmingham, Dom Robert J. Baker, entregou os prêmios em uma breve cerimônia logo depois da bênção do Santuário do Santíssimo Sacramento em Hanceville, Alabama.

Depois deste importante galardão, o Presidente e Diretor Geral da EWTN, Michael Varsaw, assinalou que "o reconhecimento da Madre Angélica e do Diácono Bill Steltemeier é uma honra grandemente merecida. Reconhece a tremenda fé, o duro trabalho e os incríveis sacrifícios que cada um deles realizou através dos anos ao fundar e construir este canal".

"Seu reconhecimento é também uma grande honra para a EWTN e é um sinal claro da importância da missão do canal para a Igreja e o Papa. Estamos agradecidos à Sua Santidade o Papa Bento XVI e a Dom Baker por esta honra", acrescentou.

A Madre Angélica tem atualmente 86 anos e pertence às Clarissas de Adoração Perpétua. Chegou a Alabama em 1961 e fundou o Monastério de Nossa Senhora dos Anjos. Em 1981 começou o canal católico Eternal Word Television Network (EWTN) na garagem do monastério que em 1999 teve que ser re-posicionado dado o crescimento da televisora.

Por sua parte o diácono R. William Steltemeier tem 80 anos de idade e era um bem-sucedido advogado de Nashville quem deixou a prática legal para unir-se à Madre Angélica no projeto EWTN. Serviu a este canal católico durante muitos anos e o segue fazendo até agora.

O canal EWTN tem já 28 anos, pode ser visto em mais de 150 milhões de lares em todo mundo em mais de 140 países. Com suas transmissões via satélite, seus serviços de rádio, o Web Site e o ramo de publicações, a EWTN é a maior rede de meios católicos do mundo.