O Bispo de Antagonish, Raymond Lahey, renunciou ao seu cargo e se entregou hoje às autoridades do Canadá, logo que foram levantados cargos contra ele por posse de pornografia infantil.

Depois da renúncia de Lahey, o atual Arcebispo de Halifax, Dom Anthony Mancini, foi renomado Administrador Apostólico da Diocese de Antagonish, conforme indica a Conferência de Bispos Católicos do Canadá (CCCB).

Segundo a imprensa, Lahey possuía as polêmicas imagens em seu computador portátil, as mesmas que foram descobertas no aeroporto de Ottawa em uma revisão de rotina no passado 15 de setembro.

Ante estes fatos, Dom Mancini manifestou estar "surpreso e entristecido por estas devastadoras notícias. Para os sacerdotes e os fiéis da diocese de Antagonish, este é um momento terrível".

Em uma carta dirigida aos fiéis de Antagonish, Dom Lahey comenta que "já deixei a diocese para tomar um tempo de renovação pessoal. Simplesmente peço suas orações, enquanto lhes asseguro que seguirei rezando por vocês".

Ao conhecer esta notícia, o Presidente da CCCB, Dom James Weisgerber expressou sua "surpresa e tristeza pelas acusações" e explicou que "não está em posição de comentá-la".

"Ao mesmo tempo, compartilho com todos os canadenses, particularmente com minhas irmãs e irmãos católicos, um profundo entendimento da importância destes sérios cargos que estão sendo séria e atentamente investigados pelas autoridades legais correspondentes", acrescentou.