Mais de mil e 200 sacerdotes provenientes de 75 países participarão, de 27 de setembro a 6 de outubro, do retiro internacional que se levará a cabo no Santuário de Ars, França, terra natal de São João Maria Vianney, no marco das celebrações pelo Ano Sacerdotal que recorda o 150 aniversário de sua morte.

O tema deste retiro "A alegria de ser sacerdote: Consagrado para a salvação do mundo", explica Dom Guy Bagnard, Bispo de Belley-Ars, "marca o caráter positivo do encontro e a felicidade que experimentam os sacerdotes por sê-lo".

Por sua parte, o Reitor do Santuário, Jean Philippe Nault, comenta que "o Cura D’Ars é verdadeiramente um grande irmão. Por seu testemunho e vida, a figura do santo ressoa fortemente nos corações dos sacerdotes".

O Arcebispo de Viena, Cardeal Christoph Schönborn, oferecerá suas reflexões no retiro; enquanto as Eucaristias cotidianas na Igreja do Notre Dame da Misericórdia serão celebradas pelo Prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Claudio Hummes; o Arcebispo de Paris, Cardeal André Vingt-Trois; o Arcebispo de Boston, Cardeal Sean Patrick O'Malley; e o Arcebispo do Lyon, Cardeal Philippe Barbarin.

A nota do L'Osservatore Romano indica ademais que as predicações e as demais intervenções serão traduzidas em oito idiomas.