O Arcebispo de Praga, Cardeal Miloslav Vlk, comentou na véspera da visita que o Papa Bento XVI realizará este fim de semana à República Tcheca que os católicos se prepararam para este importante evento sobre a base de três pilares fundamentais: a fé, a esperança e a caridade; e que dia a dia a expectativa cresce mais.

Em um artigo publicado no L'Osservatore Romano, o Cardeal recorda a visita de João Paulo II em 1990, depois da queda do comunismo, em meio de um amor ao Papa que "sempre permaneceu intacto até nossos dias em muitos fiéis".

Referindo-se logo à espera pela chegada de Bento XVI, o Cardeal explicou que "o caminho proposto para a preparação espiritual dos fiéis se apoiou nos três pilares da nossa fé: a fé mesma, a esperança e a caridade. Cada um de nós, bispos, preparou cartas pastorais que foram lidas na liturgia dominical. Os temas centrais também foram refletidos pelos sacerdotes em suas homilias cotidianas".

Em toda as dioceses, prossegue, os fiéis receberam imagens do Papa com uma oração "para viver em um clima de graça a visita, à espera de levar os frutos abundantes da Igreja à sociedade".
Depois de explicar que a preparação conclui com uma novena em todas as Iglesias do país, o Arcebispo de Praga afirma que em "muitas esferas da sociedade civil as relações com a Igreja se vivem com certa distância" e se aprecia em alguns "uma substancial opinião negativa".

Por isso também, "para nós a visita do Papa adquire um grande significado. (…) O nosso é um país pequeno e do ponto de vista eclesiástico numericamente não é tão significativo. Até agora o Papa visitou países muito significativos neste sentido. Isto é um motivo mais para fazer de sua visita a nossa nação, a nossa pequena Igreja, uma visita de grande valor. Nós, um pequeno rebanho, ao seu lado descobriremos e nos sentiremos parte integral da Igreja universal".

"Queremos acolher o Papa como Cristo mesmo, quem afirmou aos Apóstolos: 'Quem vos escuta, me escuta'e 'quem acolhe a quem eu envio, me acolhe'. O Papa vem com a força da palavra de Cristo que disse a Pedro: 'Você, confirma os seus irmãos'", concluiu.