O Arcebispo de Piura, Dom José Antonio Eguren, assinalou que "as autênticas transformações sociais não se realizam sem uma verdadeira conversão das mentalidades e dos corações", ao presidir a Eucaristia na solenidade de Nossa Senhora das Mercedes, Padroeira das Forças Armadas do Peru.

Em sua homilia, o Prelado recordou primeiro o grande esforço que supõe o enfrentamento com as marcas do terrorismo e o narcotráfico, que deve ir acompanhado da forja de "um Peru com uma ordem social cada vez mais justa onde se corrijam os desequilíbrios e desproporções sociais".

Para obter essa ordem social, continuou, "é indispensável apelar às capacidades éticas da pessoa e à perpétua necessidade de conversão interior que tem o ser humano, porque as autênticas transformações sociais não se realizam sem uma verdadeira conversão das mentalidades e dos corações. Só assim serão obtidas as mudanças sociais que estejam verdadeiramente ao serviço do homem".

"A Igreja com o anúncio do Evangelho procura mudar desde dentro as pessoas e mediante elas a sociedade peruana; promove integralmente a dignidade da pessoa humana e se esforça por transformar com a força da verdade e o amor de Cristo as situações e estruturas injustas que violam essa dignidade. Por isso o anúncio da fé é hoje como ontem imprescindível para a forja de um Peru com justiça social".

Depois de recordar que civis e militares "devemos estar unidos e trabalhar juntos", o Arcebispo alentou os pressente, membros das forças armadas, a viverem "intensamente sua fé cristã e católica. Uma vida cristã corajosamente vivida por vocês será a melhor garantia para viver em plenitude sua vocação militar. A fé cristã enobrece e eleva as virtudes humanas que vocês devem viver em sua vida militar como são o valor, a disciplina, o companheirismo e o sacrifício, entre outras".

Dirigindo-se a Nossa Senhora das Mercedes, Dom Eguren assinalou que esta imagem de "Maria Santíssima tem suas mãos abertas para nós como quem nos convida a recorrer confiantemente a Ela em todo momento".

"Ela é a Mãe valente que em nossas lutas e batalhas de cada dia fica sempre diante de nós seus filhos peruanos para nos defender de todo mal e para nos guiar qual guia luminosa pelo caminho que conduz à glória", concluiu.

Ao finalizar a Missa, o General de Divisão Exército Peruano, Carlos Miranda Velásquez, condecorou a imagem da Virgem das Mercedes de Piura, com a "Medalha Exército do Peru".