O Presidente da Governadoria do Estado da Cidade do Vaticano, Cardeal Giovanni Lajolo, recordou que o Papa Bento XVI é o sucessor de Pedro, a "pedra" da Igreja e como tal "reforça aos irmãos" e pastoreia "a grei", cumprindo a missão encomendada pelo mesmo Cristo para a salvação dos homens.

Em uma Missa celebrada no altar da Cátedra de São Pedro na Basílica Vaticana ante um grupo de peregrinos alemães, o Cardeal explicou que nesta não aparece a imagem do apóstolo, como poderia esperar-se, porque Pedro é o Pontífice vivente que hoje leva o nome Bento XVI.

O Papa, disse o Cardeal, "é quem se senta na Cátedra de São Pedro, quem exerce seu mandato, que Cristo conferiu a Pedro como 'pedra' da Igreja, para 'reforçar os irmãos e para pastorear o rebanho".

Isto, explicou, "significa guiar a Igreja hoje como ontem através de todos os tempos". Nasce então uma questão interessante, disse o Cardeal Lajolo: "por que tanta insistência sobre o valor simbólico desta Cátedra?"

Antes de qualquer coisa, destacou, "porque a Cátedra sustenta a verdade que testemunha autenticamente a palavra de Cristo e protege ao homem, todo homem, não só ao fiel, da falsidade".

Além disso, adicionou, porque esta "espera a prevalência do amor", segundo a expressão de São Ignácio de Antioquia: "espera guiar a Igreja no mundo em sua resposta ao amor de Cristo".

Na audiência geral de 22 de fevereiro de 2006, o Papa Bento XVI explicava que "a 'cadeira', literalmente, quer dizer a sede fixa do bispo, colocada na igreja mãe de uma diocese, que por este motivo é chamada 'catedral', e é o símbolo da autoridade do bispo e, em particular, de seu 'magistério', quer dizer, do ensino evangélico que ele, como sucessor dos apóstolos, está chamado a custodiar e transmitir à comunidade cristã".

"Quando o bispo toma posse da Igreja particular que lhe foi confiada, com a mitra e o bastão, se senta em sua cadeira. Desde essa sede guiará, como professor e pastor, o caminho dos fiéis, na fé, na esperança e na caridade", acrescentava.