Ao presidir  a Missa pela peregrinação anual à Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe de Televisa, uma das mais importantes redes televisivas do continente, o Cardeal Norberto Rivera Carrera, Arcebispo Primaz do México, destacou a importância das comunicações e ressaltou o lado humano dos jornalistas.

Durante a homilia, o Cardeal afirmou que “não fica dúvida de quão fundamental são os meios  de comunicação de massa para o funcionamento adequado da sociedade, eles nos informam, entretêm-nos, mas também nos educam e formam as novas gerações nos valores que muitas vezes os jovens não recebem nem em sua casa nem na escola”.

O Cardeal destacou que embora a televisão seja uma empresa,  “não é qualquer tipo de empresa, pois por sua natureza de ser um meio de massa que entra na maioria dos lares do México tem uma enorme responsabilidade social, tem um compromisso por consolidar a vida democrática do país, tem o dever profético de denunciar as injustiças e os abusos de poder, tem o imperativo ético de informar com a maior veracidade possível atendendo aos interesses reais dos mexicanos, deve cuidar que sua crítica, ainda sendo severo não seja destrutiva nem debilite ainda mais as de por si já deterioradas instituições do país, nem levem a desintegração do tecido social”.

O Cardeal Norberto Rivera fez um reconhecimento público a “uma das iniciativas mais nobres e criativas que tenha lançado a televisão mexicana”, referindo-se ao Teleton.

Em sete edições desta campanha se construíram e operam seis centros de reabilitação para crianças deficientes, equipados com pessoal e equipamentos primeira de linha. Com os resultados obtidos no sábado –mais de 24 milhões e meio de dólares, poderá construir um sétimo centro.

O lado humano dos jornalistas

Ao final da Missa na Catedral metropolitana, o Cardeal ofereceu um brinde com os profissionais que cobrem as informações religiosas  e a quem dirigiu umas emotivas palavras improvisadas.

“Sempre que tenho a oportunidade de estar com um repórter, diante de um fotógrafo, sempre penso que além de um trabalhador aí há um chefe de família, aí há um filho de família, aí há um ser humano com uma série de riquezas, e com uma série de condicionamentos sociais, religiosos”, disse o Cardeal.

“Muitas vezes somente se vê o trabalhador. Nesta ocasião –adicionou-  quero ver o ser humano que forma parte de uma família, de uma comunidade, ao ser humano que quer abrir caminho na vida, ao ser humano que quer também crescer, não somente em sua própria profissão, mas sim em todas suas dimensões humanas”.

“Eu peço ao Senhor que a todos e a cada um de vocês os abra novos caminhos, abra-lhes novos horizontes, que os ilumine sempre em todo o caminhar por esta vida. Felicidades para este Natal”, concluiu.