Ontem pela tarde o Papa Bento XVI visitou e benzeu a nova sede do Observatório Vaticano que desde mês de junho já não se encontra no Palácio Pontifício, lugar no que se encontrava desde 1935, mas em um antigo monastério se localizado nas Vilas Pontifícias.

Na visita de quase uma hora, indica L'Osservatore Romano, o Santo Padre pôde admirar a grande coleção de meteoritos custodiada pelos cientistas do Observatório, e pôde sustentar uma pedra que provém de Marte.

Do mesmo modo, Bento XVI viu através do microscópio um fragmento de um meteorito encontrado perto da Baviera, e pôde olhar os antigos volumes de Copernico, Kepler e Newton.

Depois de rezar na capela, o Pontífice assinou o pergaminho que será colocado ao lado daquele que tem os nomes de seus predecessores.

No Observatório, Bento XVI foi acolhido pelo Cardeal Giovanni Lajolo, Presidente da Governadoria da qual depende o Observatório; e pelo Arcebispo Carlo Maria Viganò, Secretário geral. Também estiveram pressentem o Superior Geral dos Jesuítas, Pe. Adolfo Nicolás Pachón, e o Diretor do Observatório Vaticano, Pe. José Gabriel Funes.