O Prefeito da Congregação para a Educação Católica, Cardeal Zenon Grocholewski, advertiu que substituir o ensino de religião católica por um ensino multi-confessional, de ética ou de cultura religiosa, poderia criar confusão ou gerar relativismo entre as pessoas.

A autoridade se referiu desta maneira aos debates iniciados em determinados países sobre o ensino de religião católica nas escolas e que tendem a substituí-la por um ensino multi-confessional, de ética ou de cultura religiosa.

Citando informação do jornal italiano La Repubblica, o periódico espanhol La Razón indicou que o Cardeal fez esta advertência em uma carta dirigida aos presidentes dos episcopados do mundo. "Se o ensino da religião fosse limitado a uma exposição das diversas religiões em modo comparativo ou neutro, poderiam criar confusão ou gerar relativismo ou indiferença religiosa", expressou o Cardeal.

A autoridade vaticana assinalou que o ensino de religião católica deve centrar-se a transmitir os conteúdos da doutrina da Igreja, por isso pediu aos bispos a opor-se a qualquer tentativa de "ensino multi-religioso ou ético" que substitua o espaço da classe de religião católica.