O Patriarca Latino de Jerusalém, Dom Fouad Twal, assinalou que o futuro dos cristãos na Terra Santa é incerto, a menos que os cristãos do resto do mundo gerem iniciativas concretas para sustentá-los.

Em uma conferência organizada pela organização católica internacional Ajuda à Igreja Necessitada (AIN) na Catedral de Westminster, em Londres, Inglaterra, o Prelado assinalou que a emigração reduziu drasticamente o número de cristãos em Israel e na Palestina.

Atualmente estes 10 mil cristãos poderiam chegar a ser uns cinco mil em 2016, disse. Seguidamente advertiu que a peregrinação realizada pelo Papa Bento XVI em maio ainda não gera a "pausa" que necessitam as minorias, e explicou aos benfeitores da AIN que a "discriminação atual em Israel ameaça tanto a cristãos como a muçulmanos".

Referindo-se ao muro que impede aos palestinos o acesso a necessidades básicas como saúde e educação, que esta no banco do ocidente, o Patriarca assinalou que "temos uma geração de cristãos que não podem visitar os Santos Lugares da fé que estão a uns poucos quilômetros de seus lugares de residência".

Em uma Missa prévia que presidiu, Dom Twal agradeceu o incansável apoio da AIN: "Contamos com vocês e sua colaboração. Sem vocês, o que seria de nosso futuro?", disse.

Depois de advertir sobre a grave crise que vivem muitos palestinos, o Patriarca sublinhou: "parece que os políticos estão mais têm mais medo da paz que da guerra e preferem dirigir o conflito em vez de solucioná-lo".

Nos territórios ocupados, disse logo, o povo "está completamente a mercê do exército israelense, e atualmente na Franja da Gaza se vive sob a força de Israel que gerou uma drástica crise humanitária".

Em sua visita a Londres o Patriarca Latino de Jerusalém se reuniu com alguns bispos da Inglaterra e Gales assim como com distintas organizações como os Cavaleiros da Ordem do Santo Sepulcro e Missio.