Ao receber duzentos participantes da assembléia da Federação Italiana de  Semanários Católicos, o Papa João Paulo II elogiou o papel dos periódicos diocesanos como verdadeiros  “púlpitos” para pregar o Evangelho.

No encontro com os responsáveis por 150 publicações diocesanas de toda a Itália,  o Pontífice agradeceuo pelo serviço prestado à construção da civilização do amor”, que “na era das comunicações globais é cada vez mais difícil”.

O Santo Padre destacou que “a contribuição dos jornalistas católicos é hoje mais preciosa que nunca seja no âmbito pastoral que no cultural e social”; já que “oferecem acima de tudo um serviço de informação sobre a vida da Igreja, junto com documentação e análise das iniciativas eclesiásticas e de seus conteúdos”.

Estes semanários, prosseguiu o Pontífice, “insuflam na família, as paróquias e as cidades os valores cristãos que formam grande parte do patrimônio espiritual do povo italiano”.

“Penso, em particular, na tutela da vida humana em sua integridade; penso no matrimônio e a família, que uma cultura mal-entendida dos ‘direitos pessoais’ tende a desnaturalizar; penso, enfim, nos valores da verdade, a justiça e a solidariedade”, acrescentou o Papa.

João Paulo II animou aos presentes na tarefa que levam a cabo assinalando: “Prossigam resolutamente anunciando  o Evangelho da verdade e da esperança desde esses ‘púlpitos’ que são seus semanários diocesanos, permanecendo sempre abertos às amplas perspectivas da Igreja universal”.

Finalmente, o Papa animou os  jornalistas e editores a alimentar sua vida espiritual com a oração e os sacramentos e “enriquecer sua formação ética e cultural”.