Em uma mensagem enviada ao Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Walter Kasper, o Papa Bento XVI ressaltou os ensinos de Santo Agostinho, como um caminho para avançar na aproximação com os ortodoxos.

No texto enviado ao Cardeal com ocasião do 11º Simpósio que organizam o Instituto Franciscano de Espiritualidade da Pontifícia Universidade Antonianum e a Faculdade Teológica Ortodoxa da Universidade Aristóteles da Tessalônica que se desenvolve até o 5 de setembro, o Santo Padre expressa seu beneplácito por este encontro "sobre os aspectos comuns da espiritualidade, que beneficia uma ampla relação entre católicos e ortodoxos".

Logo depois de assinalar que ao realizar-se este evento em Roma, "estímulo para avançar até a plena comunhão com a memória dos Santos apóstolos Pedro e Paulo", Bento XVI explica que o tema eleito "Santo Agostinho na tradição ocidental e oriental" resulta "mais que interessante para aprofundar a teologia e a espiritualidade cristã no oriente e ocidente, assim como seu desenvolvimento".

"O Santo de Hipona, um grande Padre da Igreja Latina, reveste em efeito uma fundamental importância para a teologia e a cultura mesma do ocidente, enquanto que a recepção de seu pensamento na teologia ortodoxa se revela com certa problemática. Conhecer por isso com objetividade histórica e cordialidade fraterna as riquezas doutrinais e espirituais que formam o patrimônio do oriente e ocidente cristão, converte-se em algo indispensável não só para valorá-las, mas também para promover uma melhor e recíproca avaliação entre todos os cristãos".

Depois de expressar seu desejo de que o simpósio seja frutífero, o Papa Bento XVI assegura sua "oração, pedindo ao Senhor que abençoe os organizadores e as instituições que representam, aos relatores católicos e ortodoxos e a todos os participantes".