Leonor Tamayo, coordenadora da campanha de objeção à Educação para a Cidadania (EpC), criticou esta disciplina e rechaçou que seja implantada no Curso Primário porque "promove uma concepção puramente hedonista e irresponsável das relações afetivas e sexuais".

Tamayo se referiu ao material difundido pelo Ministério de Educação, que inclui em sua Página Web multimídia "Sexpresan", dirigido a alunos e docentes, e que "instiga os adolescentes às relações sexuais ocasionais e precoces, explica-lhes o que é o coito, incluído o anal, o que é o sexo oral e como podem praticá-lo".

Tamayo indicou que tal como assinala o relatório de Profissionais pela Ética (PPE) "Educação para a Cidadania no Curso Primário. Chaves da disciplina", esta matéria promove entre os alunos a idéia de que eles podem ser "homossexuais, heterossexuais ou bissexuais". Também os ensina "como podem masturbar-se em solitário ou em companhia de outros. Finalmente, lhes recomenda qual é a via legal que devem escolher para abortar e onde podem fazê-lo".

Sexpresan, advertiu, é o modelo que o Ministério de Educação quer para as disciplinas do EpC, e que poderá ser utilizado por alunos de entre dez e 16 anos, promovendo uma concepção puramente hedonista e irresponsável das relações afetivas e sexuais.

PPE também rechaçou que esta disciplina se implante no nível Primário devido à insistência em formar a dimensão emocional e ética da personalidade dos alunos, passando por cima do direito dos pais a decidirem a formação de seus filhos.

EpC "insiste em formar a dimensão emocional e ética da personalidade, o qual expõe sérios reparos, tanto em um plano pedagógico como no do respeito à intimidade dos alunos e à liberdade dos pais na educação moral de seus filhos", advertiu PPE.

Por isso, alentou os pais a usarem todos os meios legais para impedir que seus filhos recebam EpC e se respeite seu direito constitucional à livre educação moral de seus filhos, sem intromissão do Estado.

Na conferência de imprensa para dar a conhecer o mencionado relatório, PPE também apresentou o vídeo "EpC descoberto" no qual se sintetiza a posição intolerante e agressiva dos socialistas com respeito à educação; assim como sua ideologia anti-vida e anti-família. Para vê-lo se pode ingressar em: http://www.youtube.com/watch?v=nqFpfLR2sZU&feature=channel_page