O Presidente da Comissão Episcopal de Família, Infância e Vida e Arcebispo de Piura, Dom José Antonio Eguren Anselmi, emitiu um comunicado em que assinalou que a defesa da família "não é só questão de fé mas de justiça"; e sublinhou que dela depende a construção de "sociedades e países fortes".

O Prelado peruano se dirigiu assim com ocasião da celebração da Semana Nacional da Família que terá lugar de 6 a 13 de setembro; e como preparação ao Congresso Internacional de Família a realizar-se na cidade de Lima de 22 a 24 de janeiro de 2010.

Depois de recordar que a família está "fundada sobre o matrimônio entre um homem e uma mulher, instituição divina, fundamento da vida das pessoas e protótipo de toda organização social"; Dom Eguren assinalou que "as famílias fortes se constroem sobre a base de matrimônios fortes. E as sociedades e os países fortes se constroem sobre a base de famílias fortes".

"É na família onde se inculcam desde os primeiros anos de vida os valores morais, onde se transmite a fé e o patrimônio cultural da Nação. É nela onde se aprendem as responsabilidades sociais e a viver a solidariedade, onde se aprende a amar. Sem famílias sólidas na comunhão e estáveis no compromisso, os povos se debilitam. Sem família não há futuro para o homem e para o mundo", ressaltou.

"Fortalecê-las é o melhor antídoto contra a deterioração moral de um povo, que acrescenta à pobreza material a pobreza espiritual que afunda na desesperança e dissolve o tecido social", precisou.

Finalmente, o Arcebispo de Piura manifestou seu desejo de que este comunicado "ajude a fazer frente às correntes ideológicas de pensamento que hoje procuram destruir os fundamentos da instituição familiar e que também contribua a proclamar a verdade sobre a Família, futuro do Peru e da Humanidade".