Os doze Bispos das províncias eclesiásticas de Medellín e Santa Fé de Antioquia deram a conhecer uma mensagem na qual deploram a violência que cobrou a vida de várias pessoas nesta região da Colômbia; e condenam a construção, em Medellín, da chamada "Clínica da Mulher", um projeto feminista que pretende utilizar 8 milhões de dólares para contar com um centro para realizar abortos.

No texto titulado "Se quiser a paz defende a vida", os Prelados recordam que dentro de pouco se celebrará no país a Semana pela Paz, que este ano tem como lema "Vivo pela Vida"; e recordam ademais as palavras do Papa Paulo VI na Jornada da Paz de 1977, quando assinalava que "para encontrar a chave da verdade neste conflito, que de teórico e moral se converte em tragicamente real, que profana e tinge de sangue até hoje em dia tantas páginas da convivência humana, deve-se reconhecer sem dúvida o primado da vida, como valor e condição da paz".

Deste modo ressaltam as palavras do Papa Bento XVI em sua última encíclica, Caritas in veritate, em que explicava a fundamental defesa do direito à vida, "que em modo algum pode separar-se das questões relacionadas com o desenvolvimento dos povos. É um aspecto que ultimamente está assumindo cada vez maior relevo, obrigando-nos a ampliar o conceito de pobreza e de subdesenvolvimento aos problemas vinculados com a acolhida da vida, sobre tudo onde esta se vê impedida de diversas formas".

Por estas razões e pelos fatos que descrevem na mencionada região, os bispos elevam sua voz "para defender a vida humana, desde seu nascimento até seu fim natural" e alentam também a "tarefa da defesa de uma vida digna para todos nossos irmãos, ainda aqueles que iniciam sua existência no seio materno".

Depois de reiterar o chamado ao diálogo para a solução de conflitos, os bispos concluem animando os governantes e a todos os cidadãos a "defenderem a vida humana" pois "a vida humana é sagrada".