O Presidente da Conferência Episcopal Chilena (CECH), Dom Alejandro Goic, apresentou as iniciativas que se realizarão no marco da Missão Continental e chamou a assumir o desafio de que no Bicentenário da Independência, o Chile deve ser "uma mesa para todos", sem exclusões, "onde os pobres têm um escabelo privilegiado".

"Queremos que o Chile seja uma verdadeira mesa para todos, uma mesa sem exclusões onde os pobres têm um escabelo privilegiado. Nosso sonho para o Bicentenário não é uma ilusão, é um desafio possível com a ajuda generosa dos que formamos a pátria", expressou o Prelado, quem destacou a importância da encíclica Caritas in Veritate e advertiu que o aumento das desigualdades sociais erodem a coesão e a democracia de um país.

Dom Goic recordou que Cristo é "nosso maior tesouro" e o presente "que a Igreja oferece aos chilenos como horizonte de sentido na renovação da alma do Chile". O prelado convidou os fiéis a saírem dos templos e ir ao encontro das pessoas, sobre tudo dos mais necessitados.

"A isso estamos chamados os católicos, a comunicar com alegria nossa experiência de Jesus. Se o fizermos bem, nosso terceiro século de vida começará com a alma renovada", afirmou.

Informou-se que dentro das atividades da Missão Continental, organizou-se uma campanha para convocar a perto de oito mil pessoas que escreverão um versículo do Novo Testamento, o qual será entregue no Santuário Nacional de Maipú em novembro de 2010.

A campanha irá desde 27 de setembro a 18 de outubro. O livro acompanhará a imagem da Virgem do Carmo que peregrinará por todo o Chile no ano 2010.

Para mais informação sobre esta atividade, pode-se ingressar na Página Web www.evangeliodechile.cl