Em sua homilia da Missa deste domingo 30 de agosto em que se celebrou a Solenidade da Santa Rosa de Lima, Padroeira do Peru e América, o Arcebispo Primaz, Cardeal Juan Luis Cipriani, ressaltou que para que o país avance, este necessita "o concurso de todos".

Na Eucaristia em que também se celebrava o dia da Polícia Nacional do Peru, da qual Santa Rosa também é padroeira, o Cardeal pediu que o país inteiro evitasse cair no engano grande de pensar que a Polícia Nacional deve resolver todos os problemas.

"Prefeitos, pais de família, empresários, meios de comunicação, cada um tem diferentes responsabilidades e competências que podem contribuir à ordem pública e a uma vida mais sã. O país exige o concurso de todos", disse.

Do mesmo modo, o Cardeal alentou a que a sociedade em seu conjunto não se acostume a minar nem a demolir as instituições, entre elas, a instituição policial. "O país tem uma grande história, deve respeitá-la. O amor à pátria é algo muito sagrado", indicou.

Também recordou de maneira especial aos policiais cansados no cumprimento do dever, e agradeceu o trabalho abnegado e leal das esposas e maridos do pessoal da Polícia Nacional do Peru. "A família é o verdadeiro sustento da Polícia Nacional do Peru", sustentou.

Seguidamente o Arcebispo destacou que o bom exemplo gera autoridade e que a polícia ao cumprir os deveres e direitos que lhe correspondem, poderá estar à altura das circunstâncias de direção e comandar maiores responsabilidades. Também expressou a necessidade de que os policiais dêem bom exemplo ao pessoal subalterno e que este último possa atender suas responsabilidades familiares e aceda a um salário digno.

O Cardeal Cipriani recordou que ao lado dos direitos de cada um estão os deveres. "A polícia nacional é um corpo maravilhoso que se articula com as instituições intermédias e com tantas formas de voluntariado" citou como exemplo deste último, a Associação Civil Amigos da Polícia, encarregada de velar por ajudar a esta instituição.

"O país lhes agradece e lhes exige que continuem esforçando-se por cumprir seu trabalho", disse aos integrantes da família policial.

Depois de pôr como um exemplo Santa Rosa como pessoa que cumpre a missão encomendada por Deus, o Cardeal assinalou que o Senhor "tem para cada um uma missão, quando se assume plenamente essa missão, chega-se à santidade. Aceitando a vontade de Deus, a pessoa se faz livre".

Na Celebração Eucarística participaram diferentes autoridades como o Ministro do Interior, Gral. Octavio Salazar; o Diretor Geral da Polícia Nacional, Gral. Miguel Hidalgo; o Presidente do Congresso da República, Doutor Luis Alva Castro; entre outros. Concelebraram junto com o Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne; o Bispo Militar, Dom Salvador Piñeiro; o Bispo Emérito de Ica, e Dom Guido Breña López.