As Missionárias da Caridade celebram hoje o "aniversário" 99 de sua fundadora, a Madre Teresa de Calcutá. Com tal motivo se oficiou uma Missa solene que dá início assim às celebrações que culminarão em 26 de agosto de 2010, quando se cumprirão 100 anos de seu nascimento.

Em uma mensagem, a atual Superiora Geral das Missionárias da Caridade, Irmã Mary Prema, considerou que o "melhor presente" que se pode dar à Madre Teresa pelo seu aniversário é a "sincera vontade de transmitir o amor e a paz de Deus aos pobres". "O chamado de todo ser humano é receber amor e dar amor a outros", disse.

É por isso que "a Madre Teresa abriu seu coração para amar a todas as pessoas. Ela segue nos inspirando a todos para que abramos os olhos e vejamos a dignidade do filho de Deus nos pobres", recordou.

Sua vida

Madre Teresa nasceu em 26 de agosto de 1910 na Albânia. Decidiu fazer-se religiosa aos 18 anos e fundou sua própria congregação em 1950, movida pelo desejo de servir a "os mais pobres dos pobres".

João Paulo II beatificou a Madre Teresa em 19 de outubro de 2003, apenas seis anos depois de sua morte, com o qual seu processo de canonização se converteu no mais rápido da história. Agora, o único que falta para que seja declarada santa é a aprovação de outro milagre realizado por sua intercessão.

Seu trabalho também foi reconhecido por numerosas personalidades e instituições civis de todo o mundo e em 1979 foi galardoada com o Prêmio Nobel da Paz. Por sua parte, a revista 'Time' incluiu-a na lista dos 100 personagens mais importantes do século passado.