Uma pesquisa revelou que embora a maioria dos membros das comunidades religiosas nos Estados Unidos tenha em média uma idade avançada, a maioria dos postulantes nas casas de formação são menores de 30 anos e pertencem às comunidades que são mais fiéis aos ensinos da Igreja.

O Centro de Investigação Aplicada no Apostolado (CARA) da Universidade de Georgetown realizou a pesquisa para a Conferência Nacional das Vocações Religiosas (NRVC), a associação profissional de diretores de vocação religiosa com sede em Chicago.

Os investigadores entrevistaram tanto instituições religiosas como pessoas individuais que fizeram uma profissão religiosa ou estão por fazê-lo. Conforme a pesquisa, entre os que se encontram em formação, 43 por cento é menor de 30 anos. 21 por cento são hispanos, 14 por cento asiáticos ou das ilhas do Pacífico e seis por cento da África ou afro-americanos.

70 por cento dos novos membros ingressou em sua comunidade com um título de licenciatura e 90 por cento com postos de trabalho a tempo completo. Sete por cento esteve casado e cinco por cento tem filhos. 73 por cento se educou em escolas católicas, e 68 por cento considerou seguir a vida religiosa antes de fazer 21 anos.

O relatório assinala que as comunidades religiosas experimentam um envelhecimento geral e inclusive têm menos membros. 75 por cento dos professos varões e 91 por cento das mulheres têm 60 anos e mais.

Entretanto, algumas ordens religiosas estão atraindo a novos membros e alguns estão experimentando um "crescimento significativo". "Os homens e mulheres das comunidades com práticas mais tradicionais são as que têm mais êxito para atrair jovens hoje em dia", adiciona o estudo.

O estudo informa que a maioria dos novos membros ingressam nas comunidades religiosas para viver, trabalhar e rezar em comunidade. Os novos membros preferem viver em comunidades com oito ou mais membros, os noviços de maior idade se identificam com a missão do grupo, enquanto que os jovens procuram institutos fiéis à Igreja Católica e têm preferência por aqueles que usam hábito.

Os membros jovens sustentam que não conheciam religiosos quando se sentiram atraídos à vida consagrada, muitos procuraram um mentor e recorreram aos recursos vocacionais disponíveis em Internet.