O Papa Bento XVI nomeou hoje a Dom Renzo Fratini, quem se desempenhava como Núncio Apostólico na Nigéria, novo Núncio Apostólico na Espanha e o Principado de Andorra; assim como também Observador Permanente da Santa Sé ante a Organização Mundial de Turismo.

Dom Fratini nasceu em Macerata (Itália), em 25 de abril de 1944. Foi ordenado sacerdote em 6 de setembro de 1969 e é Doutor em Direito Canônico. Em 1974 ingressou no serviço diplomático da Santa Sé e desempenhou suas funções nas sedes do Japão, Nigéria, Etiópia, Grécia, Equador, Jerusalém e Palestina e França.

Em 7 de agosto de 1993 foi nomeado Núncio Apostólico no Paquistão. Posteriormente foi nomeado Núncio Apostólico na Indonésia em 8 de agosto de 1998 e em 24 de junho de 2003 o nomearam também Núncio Apostólico no Timor Leste.

Desde em 27 de janeiro de 2004 Dom Fratini foi Núncio Apostólico na Nigéria. Além do italiano, fala espanhol, francês e inglês.

Dom Fratini sucede assim a Dom Manuel Monteiro de Castro que foi nomeado Secretário da Congregação para os Bispos.

A Conferência Episcopal Espanhola deu a conhecer que antes de tomar posse de seu novo cargo em Roma, Dom Monteiro se despedirá oficialmente com a celebração de uma Missa Solene que terá lugar no domingo 30 de agosto às 12:30 horas, na Basílica Pontifícia de São Miguel.