A delegação de bispos americanos que se encontra na ilha desde segunda-feira 17, tem por objetivo fortalecer os laços entre as Iglesias nos Estados Unidos e Cuba, assim como "uma maior aproximação e entendimento entre ambos os governos".

"O importante é que neste momento não se perca essa oportunidade de uma maior aproximação e entendimento entre ambos os governos e acredito que a Igreja, aqui e lá, deve ser propagandista", expressou o Bispo de Orlando (Flórida), Dom Thomas Wenski.

Em declarações à imprensa, o Prelado explicou que a Igreja em ambos os países deseja que haja mudanças na política entre eles dois, especialmente o levantamento do embargo econômico que rege contra Cuba desde 1962. Dom Wenski disse que deve haver "mais liberdade de viagens", embora reconhecesse que todo avanço será feito a passo lento.

Dias atrás, o Secretário Anexo da Conferência de Bispos Católicos de Cuba, Dom José Félix Pérez, assinalou à agência AFP que se trata de "uma visita de intercâmbio de experiências, conhecimento mútuo e interesse pela missão da Igreja, conforme à prática comum entre as Conferências Episcopais".

A delegação do Secretariado para a América Latina da Conferência Episcopal dos Estados Unidos permanecerá em Cuba até quinta-feira e está conformada também pelo Arcebispo de Boston, Cardeal Sean Patrick O’Malley; o Bispo Auxiliar de Santo Antonio, Dom Oscar Cantú, e dois sacerdotes.