O Arcebispo de Lima e Primado do Peru, Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne, presidiu no domingo 16 a dedicação da igreja "Maria, Mestra da Reconciliação", no distrito de La Molina, na cidade de Lima. Em sua homilia se referiu ao exemplo da Virgem, de quem, disse, "Temos que aprender a perdoar!"

Dirigindo-se aos fiéis reunidos para esta especial ocasião, o Cardeal convidou a todos a considerar que este novo templo católico "é minha vida, meu corpo, minha família, minha existência, que o Senhor também vai ungindo, benzendo, purificando e unindo a Ele, para que essa ação de Deus faça que sua família, seu trabalho e outras coisas mais, um templo, mas não físico, mas espiritual".

"Oxalá o Senhor nos ajude a sermos templos vivos!", exortou.

Ao referir-se logo à Festa da Assunção da Virgem Maria em corpo e alma aos céus, o Arcebispo indicou que a fidelidade das seguintes gerações depende de cada um de nós; por isso, convidou os pais de família a amar a Mãe de Deus, rezar o Rosário, ter uma imagem Dela em casa, contemplá-la com carinho; e falar com Ela, ir a seu encontro e a serem amigos dela.

Ao ser a Mãe de Jesus, quem obtém a Reconciliação aos homens, disse logo o Cardeal, "Maria inaugura uma missão que hoje escasseia: o perdão. Não há perdão porque não há propósito de emenda; e, tampouco há propósito de emenda, porque não há dor de coração".

"Se não sentes dor ao ofender: Como vais emendar? e Como vais pedir perdão? Então, peçamos à Mestra da Reconciliação que nos ajude nesse caminhar na dor, propósito de emenda (mudança) e perdão; e, se você aprender esse caminho, também será um discípulo da Maria em ajudar a outros. Temos que aprender a perdoar! Nossa Mãe, Mestra da Reconciliação nos ajudará nesta nova igreja a percorrer este caminho", continuou.

Concelebraram com o Cardeal Cipriani; o Pároco Juan Mendoza Figari SCV e os vigários paroquiais da Paróquia Nossa Senhora da Reconciliação (La Molina), da qual depende a atenção pastoral da nova igreja, assim como outros párocos da Arquidiocese de Lima.