A Diocese de Córdoba lamentou o trágico acidente protagonizado pelo Bispo local, Dom. Eduardo Patiño Leal, e através de um comunicado explicou que o Prelado sofreu um desmaio enquanto conduzia uma caminhonete rumo a uma reunião de trabalho, e por isso o veículo atropelou a seis pessoas, uma das quais faleceu.

O comunicado assinala que Dom Patiño Leal, estava "chegando à cidade de Huatusco a uma reunião de trabalho com sacerdotes e leigos do decanato de Huatusco".

"Ao transitar pela Avenida 1 da cidade, sofreu um desmaio, provavelmente relacionado com a diabetes que padece. Ao recuperar a consciência se precaveu de que a caminhonete que dirigia se subiu à banqueta tombando um poste e resultando feridas cinco pessoas, uma da quais infelizmente faleceu", continua.

O texto explica que o Bispo "foi descido de seu veículo por autoridades de Segurança Pública. Estava emocionado e seus signos vitais refletiam taquicardia, hipertensão e enjôo. Além disso, sofreu uma luxação na mão direita".

No texto se esclarece ademais que o Prelado "está consternado por estes fatos inesperados e lamentáveis e oferece aos familiares dos afetados suas sentidas desculpas e se une ao pesar de cada um deles sentindo-os como se fossem de sua própria família".

Dom Patiño reiterou "sua disposição a colaborar com as autoridades respectivas para desenvolver os processos que permitam determinar o que for adequado à lei".