A Pontifícia Comissão Ecclesia Dei do Vaticano, que recentemente passou a depender da Congregação para a Doutrina da Fé, anunciou o lançamento de dois DVDs para ajudar "aos sacerdotes e à comunidade" a celebrar a Missa segundo a forma extraordinária do rito latino, quer dizer, segundo o Missal prévio à reforma litúrgica do Concílio Vaticano II.

Os dois DVDs incluem a filmagem de uma Missa completa celebrada segundo a forma extraordinária pelo Cardeal Darío Castrillón Hoyos –até recentemente Presidente da Comissão– na Basílica romana da Santa Maria Maior no ano 2003.

A produção apresenta também uma série de filmagens didáticas que explicam detalhadamente "gestos e rubricas da preparatio ad missam (preparação para a Missa) até a ação de graças na Sacristia".

O vídeo está disponível em quatro idiomas (italiano, inglês, espanhol e francês) e quer ser, segundo um comunicado da Comissão Ecclesia Dei, "a primeira contribuição concreta da Santa Sé para o desenvolvimento dos desejos do Papa contidos na Summorum Pontificum"; o Motu Proprio com o que o Papa Bento XVI concedeu permissão universal para celebrar a Missa tridentina adaptada pelo beato Papa João XXIII em 1963.