O Secretário Geral da Conferência do Episcopado Mexicano (CEM), Dom José Leopoldo González, assinalou que a Igreja no país aceitou as desculpas da Secretaria de Segurança Pública (SSP), depois da irrupção policial na igreja do Perpétuo Socorro em Apatzingán, em plena celebração Eucarística.

Em 1 de agosto, força policiais ingressaram neste templo quando se oficiava uma Missa; segundo a SSP, com o objetivo de priorizar a captura de delinqüentes, entre eles Miguel Angel Beraza, integrante do cartel de “La Familia Michoacana”. Depois da protesta dos bispos mexicanos, as autoridades ofereceram suas desculpas ao Bispo de Apatzingán, Dom Miguel Patiño.

No texto assinado por Dom González, a CEM assinalou que a irrupção na igreja foi uma "falta de respeito à fé católica e seus sacramentos". Entretanto, fez um reconhecimento à SSP pelas desculpas oferecidas e renovou seu compromisso por colaborar na luta para erradicar a criminalidade.

O Prelado assinalou que "a Igreja seus Bispos jamais contribuirão à obstrução da justiça, como o quiseram assinalar algumas vozes que por desconhecimento ou má fé se pronunciaram a respeito".

"Reiteramos que nenhum templo católico é nem será, lugar onde se possa ocultar, sob nenhum pretexto, qualquer tipo de delinqüência", indicou o texto.

O Episcopado reafirmou seu compromisso de participar da construção de uma sociedade "comprometida com os valores fundamentais do ser humano que possibilitem uma sã convivência com respeito à vida e aos Direitos humanos".