O Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Cardeal William Joseph Levada, explicou que "como Maria, também seremos transpassados pela espada da oposição se formos fiéis a Cristo. Esse é o custo do discipulado", afirmou na homilia da Missa que presidiu esta manhã na cidade do Phoenix, em seu país natal os Estados Unidos; concelebrada por 50 bispos e 75 sacerdotes.

Na Missa do segundo dia da convenção anual dos Cavalheiros de Colombo, o Cardeal vaticano assinalou que os Estados Unidos "foi abençoado com muitos dons e recursos; e às vezes essa abundância pode nos cegar para a dependência de Deus e a necessidade de procurar fazer sua vontade".

Ante esta situação, esta organização leiga "deve promover a fé e o patriotismo em seus membros; e ao fazê-lo, podem experimentar as tensões que ocorrem quando nossos ideais religiosos entram em conflito com uma sociedade que se está fazendo cada vez mais secular".
"Como Maria, também seremos transpassados pela espada da oposição se formos fiéis a Cristo. Esse é o custo do discipulado. Como católicos americanos, podemos e devemos trabalhar com as pessoas de boa vontade, sem importar suas crenças religiosas, para melhorar o destino de outros", precisou.

Seguidamente o Cardeal Levada explicou, na festa da dedicação da Basílica da Santa Maria Maior, que o título de Mãe de Deus nos recorda que a Virgem teve um lugar muito importante na história da salvação. Ao dizer "sim" ao Senhor, podemos apreciar como "o trabalho da criação e a salvação é ao princípio, ao final e sempre, a iniciativa de Deus. A vida é um dom de Deus, não é um êxito da nossa parte" e também podemos aprender a importância do papel que cada pessoa tem no plano divino.

Depois de agradecer logo aos Cavalheiros por seu incansável apoio aos sacerdotes, o Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé culminou indicando que "sem importar os avances científicos ou os tecnológicos", Estados Unidos "será um pedaço de terra estéril sem a força doadora de vida da Palavra de Deus".