O Secretariado Nacional de Pastoral Social da Colômbia (SNPS) alentou os fiéis a participarem da Semana pela Paz 2009, que se realizará em todo o país de 6 a 13 de setembro; e que levará como lema "Vivo pela vida...E você?".

Conforme assinala a nota de imprensa do departamento de comunicação da Conferência Episcopal, o evento centrará sua atenção "na defesa e o amparo da vida, na consciência pela vida: a de outros e outras, vizinhos, a família, da natureza e a vida que se expressa em toda a criação".

Do mesmo modo, o evento celebra este ano sua versão número 16, por isso "é uma proposta de educação e mobilização da sociedade colombiana para que os cidadãos, de maneira responsável, contribuam com suas vidas e ações à construção da paz".

A Semana pela Paz surgiu em 1993 por iniciativa do Programa pela Paz da Companhia de Jesus. Este contou com o apoio de outras organizações não governamentais e confessionais que assumiram sua realização. A Semana pela Paz se leva a cabo durante o mês de setembro, no marco do Dia Nacional dos Direitos humanos, celebrado o dia 9 desse mesmo mês.