O Diretor das Vilas Pontifícias, Saverio Petrillo, deu a conhecer que o Papa Bento XVI receberá em Castel Gandolfo, aos participantes do Campeonato Mundial de Natação; entre os quais se encontra o múltiplo medalhista olímpico dos Estados Unidos, Michael Phelps.

Em declarações à Rádio Vaticano, Petrillo assinalou que "preparamo-nos para ter tudo em ordem e garantir o suporte logístico para o Papa. Este é o período mais belo e exultante de nosso trabalho, conscientes de desenvolver o serviço direto ao Santo Padre, para quem o pessoal faz tudo verdadeiramente com grande disponibilidade e entusiasmo".

Do mesmo modo, explicou que entre as primeiras atividades do Santo Padre estão, além da mencionada audiência, "o Ângelus deste domingo e na tarde um concerto. Na quarta-feira haverá a Audiência Geral em Castel Gandolfo. Por isso o repouso será muito relativo".

Bento XVI, ao chegar a Castel Gandolfo, saudou e repartiu a bênção apostólica. Deste modo comentou que "recém retornei das montanhas. Apesar do meu pequeno infortúnio foram dias muito belos, mas agora estou feliz de estar em Castel Gandolfo, convosco, nesta pequena e bela cidade; e espero estar convosco algumas semanas".