A Sala de Imprensa da Santa Sé deu a conhecer hoje que o tema da 43º Jornada Mundial da Paz que se celebrará o próximo 1º. de janeiro de 2010 será “Para cultivar a paz é necessário custodiar a criação”, no qual o Papa Bento XVI ressaltará a urgência de tutelar a criação a partir do que já havia precisado em sua encíclica Caritas in veritate.

Em um comunicado dado a conhecer hoje pelo Pontifício Conselho Justiça e Paz com o qual se apresenta o tema para a mencionada jornada, explica-se que este busca “gerar uma toma de consciência do estreito vínculo que existe em nosso mundo globalizado e interconectado entre a salvaguarda do mundo criado e o cultivo do bem da paz”.

Ante os novos desafios que aparecem neste âmbito, prossegue o comunicado, “se a família humana não sabe fazer frente a eles com um renovado sentido de justiça e eqüidade social; assim como solidariedade internacional, corre-se o risco de semear violência entre povos e entre as gerações presentes e futuras”.

“Seguindo as preciosas indicações contidas nos numerais 48 – 51 da Carta Encíclica Caritas in veritate, a mensagem papal sublinhará a urgência do fato que a tutela do ambiente constitua um desafio para a humanidade inteira: trata-se do dever, comum e universal, de respeitar o bem coletivo, destinado a todos, impedindo que se faça uso desmedido das distintas categorias de seres como se deseja”.

Esta, indica o texto, “é uma responsabilidade que deve amadurecer em base à globalidade da presente crise ecológica e a conseqüente necessidade de enfrentá-la globalmente, assim que todos os seres dependem uns dos outros na ordem universal estabelecida pelo Criador”.