O Congresso “Eulália de Mérida e sua figura histórica”, realizado nesta cidade com ocasião do 17 Centenário do martírio da padroeira desta região da Espanha, concluiu com uma proposta para criar um centro de peregrinação à Santa que seja parte da rota para Santiago de Compostela.

O Congresso reuniu cerca de trinta expositores, que abordaram diversos aspectos da figura de Santa Eulália; tais como “Eulália e seu tempo”, “o culto a Santa Eulália através da história”,  “Manifestações artísticas em torno do culto a Santa Eulália” e “Mérida e Santa Eulália”.

A Associação para o culto da Mártir propôs no final do evento, converter a igreja de Santa Eulália em um espaço de peregrinação para todas aquelas pessoas que percorrem o caminho de Via de la  Plata em direção ao Santiago de Compostela.

Segundo José María Álvarez, diretor da associação e do Museu Nacional de Arte Romana, desta forma, acrescentou Álvarez, a igreja de Santa Eulália se converteria em parada obrigada para as centenas de peregrinos que a cada ano passam pela capital autônoma, potencializando assim o caminho de Via de la Plata uma vez que se recupera o matiz de peregrinação que séculos atrás teve o templo dedicado à  Santa mártir.

Álvarez assinalou que “este é o momento de demonstrar à cidadania o que verdadeiramente existe em torno do culto da padroeira da cidade: um culto ininterrupto a nossa mártir”.

Além disso,  sugeriu a necessidade de criar no município um centro de estudos eulalianos que se dedique a indagar e a aprofundar nos conhecimentos que sobre a Mártir.

Álvarez anunciou também  um encontro com todas as associações de Santa Eulália que existem na Espanha. A entrevista se produzirá  na primavera e estarão convidados, entre outros, membros da associação de Totana, Murcia, e representantes de cidades tão ligadas ao culto da mártir como Oviedo, Almonaster a Real ou Santa Olalla de Cala.

“Queremos que as associações de Santa Eulália se conheçam entre elas”, destacou.