Com ocasião do Dia Nacional da Vida antes do Nascimento que se celebra hoje na Costa Rica, os bispos nacionais felicitaram aos pais que oferecem sua vida por seus filhos e “são conscientes de que os filhos são mais importantes que muitos luxos e comodidades”.

Em um comunicado assinado pela diretiva da Conferência Episcopal da Costa Rica, os bispos se uniram “aos que optaram por Cristo como fonte inesgotável de vida e a todas as pessoas de boa vontade, que de maneira valente se enfrentam à cultura de morte que o mundo secularizado pretende impor”.

Depois de recordar que “o matrimônio natural, é o ambiente querido Por Deus desde o começo para que se engendrem novas vidas”, os bispos felicitaram “às mulheres e homens que são generosos, e oferecem sua vida por seus filhos, tesouro que receberam como dom gratuito de Deus. Eles trabalham sem cessar pela construção da Civilização do Amor e a Cultura da Vida, porque são discípulos de Cristo e missionários na igreja doméstica, na família”.

“Os cônjuges que são conscientes de que os filhos são mais importantes que muitos luxos e comodidades, mas que ao mesmo tempo são responsáveis na educação e atenção de seus filhos, cumprem com a vocação a que foram chamados e fazem um bem incomparável à sociedade. Cada menino e menina é uma esperança para a humanidade”, assinalaram.

Do mesmo modo, pediram que o Estado, a sociedade civil e a Igreja saiam ao encontro das famílias que confrontam problemas ante uma gravidez inesperada e se esforcem “por oferecer a ajuda necessária, para que o mesmo signifique sempre motivo de alegria e de esperança, desprezando toda tentativa de eliminar aquela vida inocente”.

“Desejamos manifestar nosso compromisso com os pais e mães, que se esforçam por viver o Evangelho da Vida. A Igreja em nosso país, através das Paróquias e sua ação pastoral, estende-lhes a mão para apoiá-los durante a gravidez, na educação da infância e juventude, a preparação para o matrimônio e o acompanhamento, para que a sua união conjugal seja imagem e semelhança de Deus uno e trino”, concluíram.