O Pe. Federico Lombardi, Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, assinalou que diante da epidemia de gripe AH1N1, o Vaticano também é prudente e toma medidas preventivas necessárias; seguindo as indicações sugeridas pela Organização Mundial da Saúde.

Em declarações a Rádio Vaticano, o sacerdote comentou um artigo aparecido no L’Osservatore Romano sobre o tema e assinalou que “também o Vaticano tem em conta as eventuais indicações da Organização Mundial da Saúde ou das autoridades sanitárias italianas" a respeito, "as que se estabeleçam frente a epidemia atual, para evitar –se for o caso– aglomerações que poderiam facilitar a difusão do vírus”.

Deste modo indicou que no mencionado artigo o que se estabelecia era “um critério de prudência, de sentido comum, que é geral” e pôs como exemplo o caso do México onde depois de alguns dias de preocupação, “a situação se normalizou e tudo voltou a funcionar normalmente”.

Então, concluiu, “trata-se de uma normal e natural prudência que devem assumir também as comunidades cristãs, quando for necessário”.