O Bispo de Punta Arenas (Chile), Dom Bernardo Bastres Florence, e o Bispo de Río Gallegos (Argentina), Dom Juan Carlos Romanin, insistiram a seus compatriotas a "fazer memória agradecida" da intervenção da Igreja a favor da paz que se realizou há 25 anos, por mediação do Servo de Deus, João Paulo II.

Os prelados se expressaram assim em uma declaração assinada diante da relíquia do fundador da Congregação Salesiana, São João Bosco, que a partir do dia 25 de abril e durante seis anos percorrerá o mundo.

"Reunimo-nos –afirmaram os bispos– frente às relíquias de São João Bosco para agradecer o alcance de um acordo que trouxe a paz a estas duas repúblicas irmãs, como foi há 25 anos a assinatura do Tratado de Paz e Amizade entre a Argentina e o Chile, a instâncias da mediação do Papa João Paulo II e seu Cardeal Antonio Samoré".

"O Chile e a Argentina são dois povos irmãos que oraram e rezaram durante muito tempo para o sucesso de um acordo que evitasse o uso da força para a resolução de um conflito. A mediação da Igreja Católica jogou um papel definitivo na resolução da controvérsia, que corria o risco iminente de converter-se em um conflito bélico", adicionaram.

Do mesmo modo, os prelados afirmaram que a assinatura do acordo e a intervenção da Igreja "foi um exemplo admirável de construção de paz através da via mestra e sempre atual do diálogo, que tem como finalidade não a supremacia da força e do interesse, mas a afirmação de uma justiça equânime e solidária, fundamento seguro e estável da convivência entre os povos".