O Bispo de Keren, Dom Kidane Yebio; e o Bispo de Asmara, Dom Menghisteab Tesfamariam, ordenaram 12 sacerdotes para o país africano de Eritréia; o número mais alto de presbíteros ordenados na história desta nação.

Conforme assinala a agência vaticana Fides, os 12 sacerdotes foram formados no Seminário Maior Nacional de Asmara; e ordenados no dia 18 de julho.

"A ordenação de 12 sacerdotes diocesanos, em um país em que os católicos são uma minoria, é significativa. Trata-se ademais de um recorde para o Seminário Maior de Asmara, que até agora não tinha chegado a formar e ordenar a 12 sacerdotes em um mesmo ano", adiciona.

Do mesmo modo, explica a nota, o segundo número mais alto de ordenações sacerdotais diocesanas (10 sacerdotes) data de 25 de dezembro de 1889 em Keren; o terceiro mais alto (8 sacerdotes) registrou-se em março de 1936 também em Keren.

"É a primeira vez que as dioceses de Asmara e Keren ordenam cada uma seis sacerdotes diocesanos, e é para ambas o número mais elevado de ordenações sacerdotais registrado até o momento", explica o texto.