Em sua homilia dominical na Missa que presidiu na Catedral metropolitana, o Arcebispo Primado do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, alertou que o aborto, o divórcio e a falta de comunicação ameaçam à família de hoje.

"Quando vemos crianças mendigando nas ruas, não são como as ovelhas que ninguém soube cuidar?; quando vemos o terrível crime do aborto, não vem à nossa mente a multidão de irmãos nossos que foram rechaçados em nossa sociedade e família?", questionou o Cardeal.

Do mesmo modo, alertou que o divórcio mostra com crueldade a dor de quem tem que tomar caminhos divergentes; e que ante elas ainda existem famílias que se souberam inserir na comunidade aonde existe verdadeira preocupação pelo fraco, pelo menos dotado, e que seus membros põem o melhor de si para gerar um bom ambiente.

Nestes lares, disse logo o Cardeal, os maridos sabem ser "generosamente responsáveis" com a vida, que não reduzem a um dom físico mas sim se ocupam da educação em valores humanos e morais, assim como no desenvolvimento intelectual e social de seus filhos.
Nesse sentido, destacou a importância da função de cada um dos integrantes desta célula da sociedade, sobre tudo dos pais, ao assinalar que estes devem cuidar que não se perpetuem modelos que promovam o machismo.

Acrescentou que nas famílias se deve assegurar o cuidado da mãe no lar, pois isto é necessário para a atenção dos menores sem que isso signifique que se deixe de lado a promoção social da mulher.

Também sublinhou que a família deve ser uma comunidade de vida onde se defenda este dom, da concepção até a morte natural, e aonde se acolha o doente, o fraco e o necessitado de apoio.

Embora não existe a família perfeita, concluiu o Cardeal, pode-se obter que esta célula de nossa sociedade seja "reflexo vivo e participação real do amor de Deus pela humanidade, o amor de Cristo pela Igreja, sua esposa".