O Arcebispo da Londrina e Presidente da Comissão para a Vida e a Família da Conferência dos Bispos Católicos do Brasil, Dom Orlando Brandes, assinalou que "quando uma família transmite os princípios religiosos, o Evangelho aos próprios filhos, está cumprindo sua missão de Igreja doméstica".

Assim o indicou o Prelado na apresentação da edição 2009 do livro "O tempo da família" no marco da Semana da Família que se celebra desde 1992 e que este ano se realizará no mês de agosto.

O lema deste ano é "Família, Igreja, casa e caminho para o discipulado" com o que quer promover a catequese, já que, explica o Prelado, "os pais são os primeiros catequistas".

"No coração da família fundada sobre o matrimônio está sua vocação de ser fonte natural da vida, primeira escola de humanidade, aonde as diversas gerações aprendem e exercitam cada dia o gosto e a virtude no viver, não só por separado mas juntos, no signo das diversas formas do amor: dom, perdão, sacrifício, paciência e cotidianidade, alegria e dor", disse.

Diante das distintas ameaças que se abatem sobre a família, adverte o Arcebispo, é necessário ajudar a que esta para que não perca "de vista sua missão fundamental: ser a primeira escola de virtudes humanas e sociais que constituem o essencial da convivência".