O Arcebispo do Toledo e Primado da Espanha, Dom Braulio Rodríguez Plaza, precisou que "o aborto não é um direito" em relação ao novo projeto de lei que busca liberalizar esta prática no país.

No diálogo com a cadeia MONOPOLIZE, o Prelado explicou que embora o Governo espanhol, quando se refere ao aborto "o apresenta como um direito", são muitas vozes, como a da Igreja Católica que neste tema "não vêm aí uma questão de direitos".

O Primado da Espanha disse ademais que "as pessoas vão constatando como essa lei (do aborto) está articulada e percebe que no fundo, expondo-a nessa questão dos direitos humanos, se falha o preservativo, falha a pílula do dia seguinte, o que resta é a opção pelo aborto. Essa é a lógica embora [muitos] não a vejam assim, essa é a lógica".

Depois de denunciar a polêmica disciplina de Educação para a Cidadania que só procura ideologizar os meninos e jovens da Espanha, o Arcebispo elogiou a nova encíclica do Papa Bento XVI e assinalou que nela o Pontífice expõe princípios gerais para "superar uma crise que é muito mais que econômica".