O presidente do Movimento Cristão Liberação (MCL), Oswaldo Payá, denunciou a perseguição que o Governo comunista de Raúl Castro realiza contra os promotores do Diálogo Nacional.

Em um comunicado, informou que um dos líderes do MCL em Las Tunas e Holguín, Ezequiel Morais Carmenate, denunciou por via Telefônica que membros da Segurança do Estado, ao mando de uma aglomeração armada com paus e pedras, perseguiram com gritos e ameaças aos participantes de uma reunião do Diálogo Nacional.

Morais Carmenate "estava reunido com vários membros do Colégio de Pedagogos Independentes, na cidade de Banes província de Holguín", pacificamente. Entretanto, "os corpos repressivos e o Partido Comunista transbordaram terror ao estilo fascista e comunista de seus piores tempos, se é que estes mesmos não são os piores tempos".

Payá informou que o lar do matrimônio Maturell, que acolheu a reunião, esteve assediado "até bem entrada a madrugada". "Conforme narraram em conversações telefônicas que tivemos enquanto ocorria este ‘ato de repúdio’, nas mãos de alguns dos ‘combatentes’ que cercavam o edifício, podiam-se observar copos e garrafas, além dos paus e pedras com que ameaçavam aos pacíficos ativistas", assinalou.

O presidente do MCL recordou que dias atrás Ezequiel Morais foi detido pelo Governo para logo ser abandonado em horas da noite em um lugar afastado.

Payá assinalou que "este ato repressivo mostra a irritação" do Governo comunista contra os promotores do Diálogo Nacional.