Em uma Eucaristia, que reuniu ontem aos bispos da Colômbia junto a milhares de fiéis no Santuário Mariano de Chiquinquirá, deu-se início à Missão Continental neste país. A tarefa, disse o Presidente do Episcopado, Dom Rubén Salazar, é "renovar os processos de evangelização em nossa pátria, com novo ardor".

Este lançamento se dá no marco da 87º Assembléia Plenária dos bispos colombianos. Esta missão, disse o também Arcebispo de Barranquilla, é uma iniciativa que se originou na V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe realizada em Aparecida, Brasil, em 2007; e se realiza considerando "que estamos vivendo uma mudança de época, com profundas mudanças culturais e religiosas".

"Estamos vivendo uma mudança na maneira em que o povo se relaciona com Deus. Precisamos obter uma mudança profunda em nossos corações", adicionou Dom Salazar, quem disse ademais que este evento é uma das bases para preparar o Bicentenário da independência da Colômbia, no ano 2010. "Tudo o que ameaça à vida terá que ser denunciado e sanado pela Missão Continental", precisou.

Por sua parte, o Arcebispo e Tunja e Ex-presidente do Episcopado, Dom Luis Augusto Castro Quiroga, quem faz parte da equipe animadora da Missão, explicou que os aspectos centrais desta Missão Continental são: "aproximar-se dos que se distanciaram de Deus e da Igreja; encontrar-se com Jesus Cristo vivo, que os cristãos tomem consciência de sua identidade; que se encontrem os cristãos com pessoas de outras culturas, continentes, fronteiras e Dioceses; e que haja unidade entre todos os bispos, sacerdotes e leigos em torno à pastoral missionária, para anunciar a Cristo".

Dom Castro Quiroga precisou que a Missão se trata de "sair em busca daqueles que se afastaram de Deus". Com ela também se espera "elevar o nível moral nacional" e "acentuar a solidariedade para os mais pobres", acrescentou.