A poucos dias de deixar a Venezuela para continuar com seu serviço na Bélgica, o Núncio Apostólico D. Giacinto Berloco agradeceu aos bispos venezuelanos pelo apoio brindado nos momentos mais difíceis que teve ao mando da sede diplomática.

Em sua intervenção na 92º Assembléia Ordinária da Conferência Episcopal Venezuelana, o Prelado agradeceu a bondade, acolhida e compreensão dos bispos locais, "especialmente, o apoio afetivo e efetivo que experimentei nos momentos mais difíceis que me correspondeu enfrentar, junto a meus colaboradores, à frente da Nunciatura Apostólica".

Dom Berloco afirmou que o tempo vivido na Venezuela foi uma "vivencia enriquecedora, que me marcou profundamente, e que me ajudou a crescer e a dar um sentido mais pleno à missão que o Santo Padre me confiou no serviço à Igreja".

O Núncio Apostólico assegurou que a Igreja no país "está mais viva que nunca" e destacou a realização do Concílio Plenário como "um imenso tesouro no que nos apresenta a missão da Igreja venezuelana nos anos vindouros com suas acertadas orientações e propósitos".

Em seu discurso também recordou a visita ad limina dos bispos venezuelanos e afirmou que "as sábias e orientadoras palavras" que o Papa Bento XVI lhes dirigiu "devem vigorizar pautas e reforçar as orientações pastorais, já presentes em seus grandes projetos de evangelização”. O Santo Padre destacou que na Venezuela têm "uma apaixonante tarefa de evangelização" e que "estes são tempos de graça para os que se dedicam por inteiro à causa do Evangelho".

Finalmente pediu para que a Assembléia Plenária, guiada pelo Espírito Santo, tenha "um frutuoso desenvolvimento". "Chegue a todos vocês minha mais sentida palavra de agradecimento pela cercania, o apoio e os cuidados que me brindaram ao longo de minha estadia na Venezuela", expressou.