Os habitantes de Ribera de Chapala (Guadalajara), cuja Virgem, Nossa Senhora do Zapopan, será nomeada como "Rainha do Lago de Chapala", assinalaram que solicitaram este título já que desde 1955 a Virgem "foi o símbolo espiritual e social da defesa e recuperação deste vaso lacustre até nossos dias".  

Conforme assinala o escritório de imprensa do Arcebispado de Guadalajara, a Virgem obterá o título de "Rainha do Lago de Chapala", por decisão do Arcebispo, Cardeal Juan Sandoval Iñiguez, o próximo 12 julho com uma Eucaristia em Átrio da Paróquia de São Francisco de Assis, em Chapala, às 12:00 p.m.

Os habitantes assinalaram, que graças à intercessão da Virgem de Zapopan, o lago se viu livre de secas; por isso a aclamaram como "Evangelizadora, Pacificadora, Protetora contra tempestades, inundações e pestes, Generala e Padroeira".

"Em 1955, quando o Lago de Chapala quase se extinguia o então Arcebispo de Guadalajara, Cardeal José Garibi e Rivera, pediu a Deus, por intercessão da Virgem de Zapopan, a recuperação da laguna. Na década dos 80´, o lago novamente ameaçou secar-se. Entretanto, o Cardeal Juan Jesus Posadas Ocampo, então Arcebispo, levou de novo à Virgem de Zapopan à Chapala para solicitar sua intervenção. A água voltou para lago e depois do favor recebido, a bendita Imagem é levada à Ribeira anualmente, para solicitar um bom temporal de chuvas", explica a nota.

Depois da Coroação da Virgem de Zapopan como Rainha do Lago de Chapala, "pretende-se instaurar o Dia do Lago; com o fim de que cada segundo domingo de Julho, realize-se entre os habitantes de Chapala uma ação conjunta entre governo e sociedade, que resulte benéfica para o Lago de Chapala”.