O Escritório de Imprensa da Santa Sé deu a conhecer que o Papa Bento XVI recebeu esta manhã, por separado, o Primeiro-ministro da Austrália, Kevin Rudd; e o Presidente da República da Coréia, Lee Myung-Bak.

No primeiro comunicado a Sala Stampa da Santa Sé precisa que o mandatário australiano foi recebido também pelo Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de estado vaticano.

"Nas cordiais conversas se recordaram a viagem do Santo Padre a Sydney em julho de 2008 para a Jornada Mundial da Juventude e o excelente espírito de colaboração entre as autoridades eclesiásticas e civis que caracterizaram a organização do evento. Além disso se falou sobre a atual situação internacional e regional, com referência ao respeito da liberdade religiosa e aos problemas ambientais", precisa a nota.

Em um segundo comunicado, o Escritório de Imprensa explica que o Presidente coreano com o Papa Bento XVI intercambiaram algumas "idéias sobre alguns temas de interesse comum, entre os quais as repercussões da crise econômica mundial, sobre tudo nos países mais pobres, e sobre a situação política e social na península coreana".

"Em âmbito bilateral se falou das boas relações entre a República da Coréia e a Santa Sé, além disso do diálogo ecumênico e interreligioso e da cooperação entre a Igreja e o Estado no setor educativo e social", culmina o texto.