Ao receber hoje em audiência os arcebispos que receberam ontem o pálio na Solenidade de São Pedro e São Paulo no Vaticano, assim como seus familiares e amigos; o Papa Bento XVI encorajou os prelados a serem "sempre sinais de unidade em meios de seus fiéis, afiançando seus laços de comunhão com o Sucessor de Pedro".

Em sua saudação aos arcebispos da América Latina e Espanha, o Pontífice insistiu a que "as cruzes de seda negra que o pálio tem bordadas, os recordam que devem configurar-se cada dia mais com Jesus Cristo".

Deste modo os alentou a que "seguindo os rastros do Bom Pastor, sejam sempre sinais de unidade em meio de seus fiéis, afiançando seus laços de comunhão com o Sucessor de Pedro, com seus Bispos sufragâneos e com todos os que colaboram em sua missão evangelizadora".

Ao referir-se logo ao Ano Sacerdotal que inaugurou no 19 de junho, festa do Sagrado Coração de Jesus, o Santo Padre  animou os arcebispos a levarem "muito dentro de seu coração os seus presbíteros, quem esperam de vós um trato afável, como pais e irmãos que os acolhem, escutam e se preocupam deles".

"Sob o amparo da Maria Santíssima, Rainha dos Apóstolos, que é tão venerada nas terras das quais vocês procedem, México, Venezuela, El Salvador, Colômbia e Espanha, ponho suas pessoas e suas comunidades diocesanas", disse logo.

"Queridos irmãos e irmãs, que a hodierna memória dos Primeiros mártires de Roma seja estímulo para cada um de vós a um amor sempre mais intenso a Jesus Cristo e sua Igreja. Que lhes acompanhe a maternal assistência da Maria, Mãe da Igreja, dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo e de São João Maria Vianney. A todos lhes reparto minha bênção", concluiu.