O Bispo de Ciudad del Este, Dom Rogelio Livieres, exortou os sacerdotes a superarem as "sujeiras" que escandalizam atualmente e que são a falsa doutrina, pecados levam à dupla vida imoral, o abandono dos fiéis os deixam a mercê das seitas e à corrupção econômica.

Em uma carta com ocasião do Ano Sacerdotal, o Prelado se referiu às "‘sujeiras’ de alguns sacerdotes que hoje escandalizam", por isso chamou os presbíteros a "não perderem de vista a vocação transcendental à que Jesus Cristo os chama".

Segundo uma síntese difundida pela diocese, o texto assinala que as "sujeiras" a superar são de quatro tipos: "as falsas doutrinas que politizaram e secularizaram a fé, como se o Reino de Deus fora deste mundo; os pecados que levaram a alguns a terem uma dupla vida imoral e causar escândalo; a negligência das responsabilidades apostólicas e o abandono dos fiéis que permitiu o avanço das seitas; e a corrupção econômica".

Nesse sentido, explica que embora a maioria dos sacerdotes sirva com fidelidade, o descrédito da Igreja "é muito grande" devido aos escândalos de uns poucos que, provados ou não, que são difundidos pelos meios. "Em todo caso, se deve corrigir os abusos e renovar-se autenticamente", indica.

Para isso, destaca que a formação dos seminaristas deve enfatizar "fortemente a identidade sagrada do sacerdote como ministro do Deus, a fidelidade incondicional à doutrina e à moral da Igreja, e a obediência ao mandato de pregar o Evangelho até os limites da terra, começando pela própria paróquia".

A carta assinala que "cada fiel deve participar do esforço de renovação" e que "assim como a Eucaristia é o centro da vida da Igreja, assim também os sacerdotes, ministros da Eucaristia e da Reconciliação, são insubstituíveis.

“Renovar aos sacerdotes não significa substituí-los quando têm problemas, mas pelo contrário, chamá-los à conversão, animá-los e assistí-los”.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos: