Ao receber este meio-dia aos participantes da Assembléia Anual da Reunião das Obras para a Ajuda às Igrejas Orientais, (ROACO), o Papa Bento XVI pediu seguir sustentando aos cristãos em Terra Santa.

Em seu discurso, o Pontífice ressaltou que a "caridade é a fonte fecunda de todo serviço à Igreja, sua medida, seu método e sua confirmação. Por sua adesão à ROACO, vocês desejam viver esta caridade, oferecendo em particular sua disponibilidade ao Bispo de Roma por meio da Congregação para as Igrejas Orientais".

Deste modo, explicou o Papa, poderá continuar e aumentar "este movimento de caridade que, por mandato do Papa, a congregação leva adiante para que, de modo ordenado e eqüitativo, a Terra Santa e as demais regiões orientais recebam a ajuda espiritual e material necessária para enfrentar a vida eclesiástica ordinária e as necessidades particulares".

Depois de recordar sua recente viagem à Terra Santa, Bento XVI renovou sua "oração e chamada para que não haja mais guerras, nem mais violência, nem mais injustiças".

Por isso, assegurou que "a Igreja universal segue sustentando a todos os irmãos e irmãs que residem no Oriente Médio. Esta preocupação se reflete de modo especial na coleta anual pela Terra Santa. Por isso, exorto às agências da ROACO a continuarem com suas atividades caridosas com dedicação e fidelidade ao Sucessor do Pedro".

Ao referir-se logo ao Ano Sacerdotal, solicitou que se esmerem "no cuidado dos sacerdotes e no apoio aos seminários" e assegurou que na abertura deste ano jubilar o passado 19 de junho, confiou "ao Coração de Cristo e da Mãe Imaculada a todos os sacerdotes do mundo, especialmente aos que no Oriente e no Ocidente estão vivendo momentos de dificuldade e de prova. Aproveito esta ocasião para pedir também a vós que rezem pelos presbíteros".