Através de publicações e declarações dos bispos, a Igreja Católica insistiu na promoção da participação cidadã nos próximos comícios do 5 de julho.

O semanário ‘Desde la Fe’ da Arquidiocese do México recordou que o país "não necessita de propostas efêmeras (entre elas a do voto nulo), mas sim de uma revolução ética e moral ao interior das instituições políticas. Ao México urgem legisladores e funcionários com princípios, que olhem para trás e vejam os ideais que construíram a base do partido ao qual pertencem".

"Sem lugar a dúvidas, qualquer proposta está destinada ao fracasso se não existir esta mudança de mentalidade capaz de vencer o cinismo, o pragmatismo grosseiro, a falta de valores e a luta desenfreada pelo poder, que atualmente é visto como um trabalho do qual se pode servir", adicionou a publicação.

Por sua parte, o Arcebispo da Tlalnepantla, Dom Carlos Aguiar, assegurou que "toda a Arquidiocese vai promover o documento tanto o nacional dos bispos como o particular dos bispos do Estado do México, estão todos os grupos recebendo a leitura do documento abreviado ou sintetizado com algumas frases e a campanha generalizada que é um momento muito importante de nossa vida democrática".

"Concretizamo-nos aqui tratando de formar consciência entre os eleitores e fiéis cristãos de ter em conta os problemas mais particulares à eleição de prefeituras e de deputados locais", assinalou.